Voluntário RS

Ações voluntárias para uma sociedade mais igualitária

20 anos de amor ao meio ambiente, assim faz o GEV

“OBJETIVOS: DIVULGAR A CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA ENTRE AS PESSOAS, BUSCANDO UMA RELAÇÃO SAUDÁVEL COM O MEIO AMBIENTE E UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL QUE CONVIVA COM O AMBIENTE NATURAL SEM COMPROMETE-LO PARA AS GERAÇÕES FUTURAS.

AÇÕES: PARTICIPAÇÃO NA IMPRENSA LOCAL, PALESTRAS E VÍDEOS NAS ESCOLAS, PASSEIOS CICLISTICOS, TRILHAS ECOLÓGICAS NO MORRO SANTANA E PARQUE ITAPUÃ

PRINCIPAIS LUTAS: IMPLANTAÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO EM VIAMÃO, DEFESA DO LAGO TARUMÃ, EFETIVAÇÃO DO PARQUE DE ITAPUÃ, 1º SEMINÁRIO VIVA ITAPUÃ VIVA NO SEMINÁRIO MAIOR DE VIAMÃO, 2º SEMINÁRIO ECOLOGICO NO ISABEL DE ESPANHA, RETIRADA DOS INVASORES DA OCUPAÇÃO NA PRAIA DE FORA EM ITAPUÃ, RETIRADA DOS CORTADORES DE PEDRA DO PARQUE DE ITAPUÃ, DIVULGAÇÃO DO GEV E DO PARQUE ITAPUÃ NA REVISTA GEOGRÁFICA UNIVERSAL.”

A preocupação com o destino do lixo e com a manutenção da fauna e flora nativas de Viamão foi o ponto succional da emergencialidade das ações do GEV. O Grupo Ecológico de Viamão, luta pela preservação ambiental do município desde 1988. Sem misturar política. Sem procurar recursos financeiros estaduais ou federais. Usando o poder econômico e social de seus 30 membros, conquistou espaço e também sucessos. Foi em uma sala emprestada no Seminário Maior de Viamão, que o grupo se reunia semanalmente para organizar suas pautas. Mas com pouco dinheiro e boa gestão, muita coisa foi feita. A principal, mais importante e para sempre destacada, foi a ação, com diversas parcerias mobilizadas para fazer de Itapuã, um parque estadual.

Os moradores de Itapuã foram removidos e indenizados pelo governo do Estado. A mata está se recuperando, assim como os pássaros e bugios. Cada dia que passa, a natureza se recupera da extração de madeiras e pedras que assolou a região. É sempre importante destacar a importância da manutenção do Parque de Itapuã, somente em um futuro distante, o reconhecimento da grandeza desse ato será corretamente avaliado. Cabe a nós lembrar que todos somos responsáveis por Itapuã e temos que contribuir com sua conservação e cobrar por fiscalização ambiental.

Para entrar no Parque é necessário um ingresso por praia. Estão à venda na entrada do Parque ou de segundas a sextas-feiras na Central de Atendimento da SEMA (R. Carlos Chagas, 55 – térreo – Porto Alegre – centro – F: 51.3288.8161), das 10h às 12h e das 13h30min às 15h.
O valor é de R$ 3,95 por pessoa e por praia. Crianças até 10 anos não pagam. (Este valor é determinado pela Lei 11.561/2000 que alterou a Lei Estadual nº 8109/85). O telefone de contato com o GEV é (51) 84 11 04 25 com o presidente do GEV, o engenheiro Mauro Alberto Schreiner.

Tour virtual via Satélite de Porto Alegre para o Parque Estadual de Itapuã.

Contatos virtuais com o grupo Maricá, que atua nas mesma linha do GEV no município de Viamão: http://www.grupomarica.org.br, http://www.vhecologia.blogspot.com e pelo e-mail: grupomarica@terra.com.br

About these ads

2 comentários em “20 anos de amor ao meio ambiente, assim faz o GEV

  1. Luiz Carlos
    junho 2, 2009

    Gostaria de contato, pois os ideais são os mesmos.
    Atenciosamente
    Luiz carlos

  2. Silvia Ribeiro
    junho 3, 2009

    Moro em Itapuã, ao lado do Parque e tenho um Criadouro Conservacionista, autorizado pelo Ibama, lutamos também pela preservação da flora e fauna, e nossa finalidade é educar a população a preservar a natureza, manter e proteger os animais silvestres em seu habitat natural.
    Deixo um convite para visitarem meu site e aguardo contato para saber como poderia fazer parceria por esta luta de preservação ambiental do municipio.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às junho 11, 2008 por em causa ambiental, ecologia, ONGs e marcado .
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: