Você está precisando de uma forcinha para se exercitar? Quer fazer novos amigos? Não têm dinheiro para pagar academia? Ou tem curiosidade em realizar uma avaliação do seu condicionamento físico? Se você mora em Viamão, dá uma olhada no trabalho voluntário dessas duas profissionais de Educação Física. É solidariedade para a sua saúde.
Não precisa ser ONG ou instituição do terceiro setor, associação de bairro, político ou religioso. Basta ter uma idéia viável e aplicável à sua condição própria de cidadão. É assim que se se classifica o requisito para ação solidária. São conversas informais, entre amigos ou próximos que encontramos milhões de exemplos de solidariedade. Num dia radiante de sol de maio que conheçi Jéssica Simon. Ela é ex-moradora da capital Porto Alegre, fugitiva do caos urbano, agora reside em Viamão. Atenta às carências infra-estruturais do municipio, que é seu novo lar, Jéssica percebeu que Viamão é um lugar tranquilo para viver e também cheio de oportunidades.
Formada em Educação Física pela Universidade Federal e ex-integrante do Programa Lazer e Saúde, o projeto de caminhadas e corridas orientadas que a Secretaria Municipal de Esportes criou nos parques de Porto Alegre. Jéssica e sua mãe, a Rejane Simon, estão montando por inspiração, a mesma idéia de projeto em Viamão. Usando os próprios aparelhos de medição e avaliação de condicionamento físico, elas pretendem, obter apoio no comércio e na Prefeitura Municipal de Viamão. A idéia requer pouco investimento para dispor muito retorno e benefício: grupos de pessoas terão auxílio para se exercitar três vezes por semana, de forma gratuíta e integralmente orientada. O grupo vai caminhar ou correr com orientação profissional, para evitar riscos à saúde das articulações e músculos. Todos receberão avaliação individual antes de iniciarem a atividade. Muito profissional e ao mesmo tempo muito acolhedor.
Por experiência vivida nos parques de Porto Alegre, Jéssica enfatiza que a amizade, o acolhimento, escutar, dar conselho, ser parceira dessas pessoas faz parte da demanda holística que naturalmente aflora nos grupos de caminhada voluntária. A doação de tempo e de trabalho desperta a sensibilidade generosa em quem recebe ajuda, em quem é voluntário e na consciência geral da comunidade que se insere a ação.
Talento, energia e saúde são as ferramentas do voluntário no espaço carente que uma habilidade profissional pode suprir na comunidade que clama ajuda, observação e ação. A coragem da iniciativa individual para ser generoso, assim como a Jéssica, fica registrada na história e na memória, constituindo alicerces de uma civilização mais justa e igualitária. A frequência cardíaca, a pressão arterial, a respiração, a flexibilidade, o condicionamento pulmonar, a força, a auto-estima, serão reflexão e expressão no desenvolvimento de Viamão, em todas suas boas possibilidades, é claro.
Veja a entrevista com Jéssica Simon Teixeira, na terça-feira, dia 20 de Maio, em Viamão:
Adorei a matéria, e concordo com a Jessica. Viamão precisa de projetos deste nivel, onde movimente um número de pessoas que muitas vezes não fazem nada, e vivem reclamando da vida. E a nossa cidades tem lugares ótimos para viabilizar este projeto.
Ana Paula
Sou moradora de Viamão a 23 anos. Nunca encontrei suporte para pratica de exercício físico, até mesmo particular era difícil. Ao me deparar com este projeto de caminhada e corrida que oferece gratuitamente, fiquei surpreendida. Porque Viamão é realmente abandonada no que diz respeito a qualidade de vida. Os empresários da cidade não investem, nem as indústrias. A Prefeitura deve usar pouco mais de 80% da receita para o pagamento da folha de funcionários.
Outro problema é a falta de segurança para pratica de exercícios. Falta pista de corrida, falta local limpo (sem lixo e pó), falta policiamento. O lago Tarumã, que poderia dar uma excelente pista de corrida, está completamente abandonado, 60% das casas do entorno do Lago estão à venda. As pessoas tentam sair de Viamão, não tentam socorrer e nem ajudar a cidade e sua comunidade. Parabéns Jéssica e Rejane pela iniciativa. Que dê certo e tenha sucesso seu projeto de solidariedade. Parabéns!
Qual trajeto do centro de Viamão será usado?
O grupo será formado por quantas pessoas?
É um projeto voltado somente para 3º idade? Tenho 46 anos, posso participar?
Sou morador de Viamão e gosto muito de caminhar, tenho problemas cardiácos e realmente preciso de um personal para fazer essa atividade. Mas os custos são altos. Então acheia a idéia tri legal!
Como posso entrar em contato com as professoras para ter mais informações?
Grande abraço, Claudio.
eu gostaria de participar dos exercícios de caminhada e corrida. qual o endereço? eu resido em viamão.
Parabéns pela iniciativa.
Em todas as cidades as prefeituras deveriam incentivar os profissionais de educação física a fazer algo similar.
O retorno para a população é visível a curto prazo.
Maicon Piovesan
http://www.conhecimentoescrito.net
eu gostaria de participar dos exercícios de caminhada e corrida. resido em viamão. onde são realizados?
Já está funcionando este trabalho, gostaria de participar, onde colho informações? Adorei a idéia do projeto. acho bem viável.
Olá Jéssica, me chamo sou moradora de Viamão gostei muito da sua idéia, malho há 4 anos e gosto muito, estou me formando em técnico de contabilidade, gostaria muito de poder ajudar, tenho manhas e tardes livres,se lhe for util estou á disposição.
Abraços
ola! sou novo aqui no RS , estou aqui em Viamão. Há uma semana e ainda não encontrei nenhum lugar para fazer caminhadas e correr . por favor alguem sabe de algum lugar que eu posso ir fazer meu exercicios fisicos ?
vou deixar aqui meu endereço no facebook.:
http://www.facebook.com/ChrysKroegher
abraços