Voluntário RS

Ações voluntárias para uma sociedade mais igualitária

Vida Urgente – Fundação Thiago Gonzaga

A Fundação Thiago de Moraes Gonzaga e da campanha “Vida Urgente” são desenvolvidos diversos programas que visam à preservação da Vida. A Fundação completou 11 anos e é uma das mais reconhecidas no estado e até no país.  

Campanha Vida Urgente foi lançada no dia 20 de Maio de 1996, exatamente um ano após o acidente que vitimou, Thiago de Moraes Gonzaga e seu amigo Rodrigo, em uma grande festa no Bar Opinião, em Porto Alegre. Com a perda do filho o casal Régis e Diza Gonzaga resolveram criar a Fundação com o nome do filho para alertar os jovens sobre o perigo de juntar álcool e direção.

A campanha VIDA URGENTE é um conjunto de ações que visam, através da conscientização, minorar os acidentes de trânsito, principalmente os que envolvem jovens. A Fundação está sempre capacitando jovens com cursos ministrados na própria entidade, onde os voluntários aprender a fazer trabalhos nas ruas, em bares (e lugares chamados points da cidade), grandes shows e eventos.

 


Nessas ações os jovens alertam com o slogan: “se beber não dirija, ou se dirigir pegue um táxi”. Distribuem adesivos em forma de borboleta, tatuagens removíveis, conversam com outros jovens, trocam idéias e quando percebem que algum está bêbado, fazem o teste do bafômetro e pedem para a pessoa pegar um táxi.

 


Para a presidente da Fundação e mãe de Thiago, Diza Gonzaga o trabalho da entidade se resume na seguinte frase:   

 “O que aconteceu comigo e com o Régis, enquanto pais, não é nenhuma novidade. Isso está acontecendo diariamente, e temos lido e ouvido muitos relatos sobre estas perdas. Mas, apesar de sentir que esta dor não diminuirá nunca, e que só vamos aprender a conviver com ela, acho que a morte do meu lindo Thiago não pode ser apenas mais uma. Isso é vaidade? Não sei. O que sei é que preciso fazer algo, deixar algo para que essa perda produza ganhos, pois admitir que apenas acabou, não consigo. A campanha VIDA URGENTE não salvará o mundo, sabemos, mas se apenas um jovem com acesso alguma das peças da campanha publicitária deixar de se sentir babaca por agir com bom senso na direção de um carro ou mudar seu comportamento a partir da reflexão que propomos, já teremos alcançado nosso objetivo. Meu doce, alegre e amado Thiago me ajudará a saber a melhor maneira de atingir outros guris e gurias que, como ele, só queriam viver. A Fundação Thiago de Moraes Gonzaga passa a existir para ajudar a prevenir e minorar os danos causados por acidente com veículos conduzidos por jovens” disse Diza.

 

 

 

Abaixo um dos videos que são usados nas campanhas publicitárias pelo Vida Urgente para conscientizar os jovens.

 

 

 

Para quem quer ser voluntário do Vida Urgente ou quiser saber mais informações sobre a entidade entra no site: www.vidaurgente.com.br ou pelo telefone: (051) 3231.0893  

 

 

 

7 comentários em “Vida Urgente – Fundação Thiago Gonzaga

  1. Queli sabrina lazzarotto
    julho 14, 2009

    Eu e meu grupo do curso de administração estamos fazendo um trabalho sobre a instituição e gostariamos de saber se é possivel agendar uma palestra para poucas pessoas no turno da tarde para podermos levar mais comhecimento sobre essa fundação tão magnifica que ajuda a conscientizar muitos jovens.
    Agradecemos des de já pela atenção.

    Taquara, 14 de julho de 2009.

    Componentes do grupo: Queli, Fernanda, Rejane, Rafael, Ana, Rose.

  2. edna
    dezembro 21, 2009

    Boa tarde
    neste final de semana perdemos um amigo muito querido num acidente de moto em caxias do sul,ele tinha apenas 20 anos uma vida cheia de planos, a familia e amigos esta arrazado.
    apesar de saber que ele não teve culpa a familia esta revoltada com motos, o que é normal.
    estou tentado dar forças mais estou fragilizada pois eramos grandes amigo.

  3. Márcia Fabres
    maio 25, 2010

    Olá. Estive aí na semana passada e tive a oportunidade de assistir a uma Peça de Teatro à convite de minha prima, Fernanda Marques.
    Sou Pedagoga, especializada em educação, cursando mestrado em Docência Universitária. Um dos meus colegas de mestrado é Sec de Educação da minha cidade, Alegrete.
    Gostaria de informações sobre a Peça de teatro que viaja pelo RS, pois tenho interesse em montar um trabalho com a Sec de Educ.
    Trabalho na noite há 7 anos, tenho uma danceteria (www.hangarbar.com.br) e seria interessante realizar um trabalho em conjunto até mesmo no meu estabelecimento.
    Desde já agradeço a atenção e parebenizo pelo excelente trabalho prestado pela Vida Urgente e parabéns tbm aos excelentes atores que realizam o trabalho junto à instituição de vcs!
    Um abraço, Márcia Fabres.

  4. adriana
    abril 22, 2011

    sou fã do trabalho de vocês,além de estar todos os dias ensinando dentro da sala de aula ,pois sou instrutora,é dia 15/04/2011 quase morri pois um veículo ignora a praca de pare e com a velocidade acima da permitida para uma via coletora 40km bate no meu causando perda total do meu único bem financiado que eu e meu marido tinhamos ela disse toma o cartão do meu seguro, será que se eu ficasse naquele cruzamento diria o mesmo? pensou no que fez? talvez para quem não sabe quanto é o salário mínino no Brasil possa dizer isso.Deixo meu desabafo por que estou inconsolada,como vou trabalhar? Graças a Deus estou aqui e se que ele não vai me desamparar .Continem com este trabalho ,pois sempre falo em vocês em aula.A VIDA É URGENTE…..E A JUSTIÇA EXISTE NEM QUE SEJA A DININA…..

  5. denise
    maio 23, 2011

    Boa Tarde !!!

    Eu assim como milhares de pessoas por este mundão de Deus, adoro e admiro muitissimo o trabalho de vocês, e gostaria de poder fazer parte deste grupo que só quer melhorar e ajudar todos estes adolescentes que saem por ai de carro e bebem, pois tenho um filho que faz parte deste grupo, ele tem 22 anos e ainda acha que é “imortal” pensando que as coisas ruins do mundo só acontecem com os outros, por este motivo e muitos outros gostaria de poder conscientiza-los. Moro bem perto de vocês no Menino Deus, toda vez que passo por ali tenho vontade de entrar e conversar, mas sei que muitas vezes vocês não devem ter tempo para receber todas as pessoas que gostariam de conhece-los melhor.
    Quero parabenizar o trabalho lindo desta fundação.
    Abraços
    Denise Brizola

  6. susana suppi
    setembro 19, 2011

    OLA
    TRABALHO COMO INSTRUTORA TEORICA NO CFC BEIRA MAR, NA CIDADE DE TRAMANDAI. GOSTARIA DE RECEBER NOTICIAS DE VOCES QUANTO AOS ACIDENTES E CONSCIENTIZAÇÃO NO TRANSITO AOS JOVENS. NAO SO AOS JOVENS, MAS TAMBEM AOS DE MAIS IDADE, POIS RECEBO MUITOS ALUNOS DE RECICLAGEM.
    É MUITO LINDO O TRABALHO DE VOCES.

    SUSANA SUPPI

  7. Roger Oliveira.
    dezembro 3, 2011

    Bom Dia!
    Meu nome Roger Wagner e gostei tanto de ter encontrado uma mobilização de natureza mais completa.piloto moto,fui vítima de accendente e passei três dias em estado de coma,não me lembro de nada.gostaria bastante de participar do VIDA URGENTE.portanto,qual seria o meu próximo passo.

Deixe um comentário

Informação

Publicado em maio 29, 2008 por em Uncategorized.